34) Em 1º de Janeiro de 1800, nasceu em Oschatz, na Saxônia, Constantine Hering.

Filho de um organicista de igreja, desde criança era evidente o seu extremo desejo de pesquisar as coisas. Era um grande curioso.

Iniciou seus estudos de medicina em Dresden (1817) e, posteriormente (1820), transferiu-se para Leipzig onde foi aluno e assistente do famoso médico cirurgião Dr. Robbi.

Em 1821, Dr.Robbi foi convidado a escrever um artigo contra a Homeopatia, mas devido a sua falta de tempo, transferiu este trabalho para o assistente Hering, que aceitou a indicação, planejando desenvolver o tema como tese para obtenção do título universitário.

Começou, então, o trabalho de reunir, ler e analisar todos os artigos publicados sobre homeopatia por Hahnemann e seus seguidores.

Em busca de argumentos contra os princípios da homeopatia e para satisfazer sua curiosidade, um dos motivos que impulsiona os pesquisadores em busca da verdade, Hering procurou um boticário amigo e solicitou um pouco de Cinchona. Depois de explicar que iria experimentar a substância como fez Hahnemann e seus seguidores, o boticário lhe disse: “Deixe disso, você está andando por um caminho perigoso”. Hering lhe respondeu: “Não se preocupe, seu medo não tem cabimento”.

Nessa época, durante a dissecação de um cadáver, Hering se fere em um dos dedos com um fragmento pontiagudo de osso e uma grave ferida se instala. Mesmo com os tratamentos médicos indicados por seus diferentes professores, ele corre o risco de ter sua mão direita gangrenada e, conseqüentemente, amputada.

Assistindo o sofrimento de seu amigo e futuro colega, o médico Ernst Kümmer, que praticava homeopatia, lhe prescreveu um medicamento homeopático único. Após três dias, a ferida cicatrizou e ele recuperou a sua saúde.

A partir daí, Hering se tornou um exímio defensor da homeopatia. Todo o material colecionado para escrever sua tese contra, foi utilizado para escrever a favor, mostrando a eficácia da Homeopatia.

Procurou Hahnemann para se tornar um de seus seguidores e se ofereceu para participar, com sua irmã, como experimentadores de medicamentos homeopáticos, no Projeto de patogenesias que Hahnemann executava.

Posteriormente, o Mestre Hahnemann lhe escreveu: “Como está com intenções de defender sua tese de doutor em medicina na próxima primavera, aconselho-o vivamente a agir de modo a que nenhum médico alopata de Leipzig venha a saber de sua adesão à homeopatia e muito menos aquele que é nosso pior inimigo, Clarus, se não quer ser eliminado sem dó nem piedade. Mas, quando tiver seu diploma e estiver instalado, não receie então qualquer obstáculo que possa ser levantado no seu caminho por colegas e farmacêuticos. Quanto a sua proposta de experimentar em si mesmo e na sua irmã, aceito-a de bom grado mas não antes de que tenha começado sua prática médica” (2).

A fim de se livrar das perseguições de seus professores, mudou-se para Wurzburg, onde defendeu sua tese, em 23 de Março de 1826, intitulada: “Da Medicina Futura - contém forte e irrefutável defesa da lei de cura”.

A partir daí, Hering se dedicou, totalmente, à Homeopatia. Visitou Hahnemann e se tornaram bons amigos e colegas. Publicou vários trabalhos e se tornou um dos pioneiros da Homeopatia, principalmente, nos Estados Unidos.

***********************************************************************

Síntese de Antonio de Oliveira Lobão - CESAHO, a partir de

1) “Pioneers of homeopathy” by Dr Thomas Lindsey Bradford, Presented by Dr Robert Séror Constantine Hering (1800-1880).
http://www.homeoint.org/seror/biograph/heringc.htm - Acessado em 28/12/2006

2) “Hahnemann – Muito além da genialidade – O Fundador da Homeopatia Sua vida, sua obra de Dr. Max Tétau.
Tradução: Claudine Arantes,
Editora Organon/Biopress, SP, 2001, 262Pp.

3) “Samuel Hahnemann – Sua Vida e Obra de Richard Haehl, tradução de Tarcizio de Freitas Bazilio, Editora Gráfica Arins Ltda, 2000, 556p.

***********************************************************************

Fotos de Constantine Hering - Parimaribo - Surinam.
http://www.homeoint.org/photo/h/heringc.htm#10


Veja mais em: http://www.homeoint.org/seror/biograph/heringc.htm

 
CESAHO - Todos os direitos reservados 2006 - Criação e Desenvolvimento
“Todas as matérias publicadas neste site com o nome dos autores são de total responsabilidade
dos mesmos não representando, necessariamente, a opinião da Equipe do CESAHO.”