174) Tratamento de toxoplasmose - Médicos garantem que dois pacientes tiveram melhora com uso da homeopatia

O tratamento homeopático tem se mostrado uma esperança para pacientes que buscam a solução ou o alívio a diversos problemas de saúde.

Dois portadores de toxoplasmose, acompanhados por médicos oftalmologistas, apresentaram recuperação da visão, um dos órgãos mais afetados pela doença, depois do uso constante de homeopatia por dois anos.

A melhora foi apontada nos resultados do acompanhamento e dos exames feitos pelos oftalmologistas Amélia Gusikuda Murayama e Antonio Carlos Salgado e pelos homeopatas Carlos Eduardo Malagutti, Maurício Freire e Walter Osvaldo Salgado, que integram o Centro de Estudos Avançados em Homeopatia (Cesaho), em Piracicaba.

Por questões médicas, os pacientes não podem ser identificados.

O primeiro caso, uma mulher de 31 anos, moradora em São Paulo, procurou tratamento homeopático para a ansiedade e teve resultado em outras áreas.

Passou a enxergar com menos dificuldade, usando os dois olhos, após dois anos de uso desse tipo de medicamento.

"Na primeira consulta, ela reclamava de baixa visão no olho esquerdo desde os sete anos de idade, devido à toxoplasmose ocular.

Também tinha problemas de estrabismo, depressão, epilepsia, hipertensão arterial.

Dois anos depois, além de melhorar a ansiedade, ela também recuperou a visão parcial do olho esquerdo, se livrou de problemas ginecológicos, a pressão arterial estabilizou e não teve mais crises convulsivas", comemora o diretor do Cesaho, Antonio de Oliveira Lobão.

O segundo paciente, de 20 anos, morador em Limeira (SP), estava perdendo totalmente a visão devido à toxoplasmose.

Após dois anos de tratamento, o jovem apresentou, segundo os médicos, uma melhora de 80% da visão.

"Fui promovido de cargo, vou tirar carta de motorista, minha autoestima está bem melhor", relatou o rapaz.

SINTOMAS.

A toxoplasmose é uma doença causada de diversas formas em pessoas por animais, como pelo consumo de carne e derivados de animais que estejam contaminados ou pelo protozoário coccídio intracelular, próprio dos gatos.

Geralmente assintomática, nos quadros agudos pode apresentar febre, linfocitose e dores musculares que persistem durante dias a semanas, de acordo com Lobão.

Nas grávidas, ocorre transmissão transplacentária, o feto apresentará lesão cerebral, deformidades físicas e convulsões.


Tratamento preventivo e curativo

Segundo Lobão, a homeopatia trata a pessoa como um todo, pois defende que o adoecimento e o surgimento de sintomas fisiológicos ocorrem por desequilíbrios emocionais.

"O tratamento homeopático é como uma vacina preventiva e curativa. O medicamento é único, feito individualmente e estimula seu organismo a combater a doença."

Embora tenham apresentado melhora, o tratamento homeopático dos dois pacientes de toxoplasmose continua mantido.

"A homeopatia não tem efeitos colaterais e complementa os tratamentos convencionais, que devem ser sempre acompanhados pelos especialistas em cada área", falou o diretor do Cesaho.

Lobão afirma que a finalidade de divulgar o tratamento é apresentar uma alternativa às pessoas que possuem deficiência visual causada pela toxoplasmose.

Outra finalidade importante é despertar o interesse de estudiosos para o tema, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de pesquisas na área.

Lobão é médico veterinário, atua com homeopatia em animais e afirma que o Cesaho é um centro integrado, que conta com três equipes de especialistas nas áreas médica, veterinária e a agronômica.”

**********************************************************************

Entrevista realizada com

Antonio de Oliveira Lobão
(antonio.lobao@terra.com.br)

pela jornalista Daniele Ricci
(daniele.ricci@gazetadepiracicaba.com.br)

Publicada na Gazeta de Piracicaba – Piracicaba/SP em 26/09/2010


Inserido em 12/12/2010.


Veja mais em: http://www.cesaho.com.br/biblioteca_virtual/arquivos/arquivo_421_cesaho.pdf

 
CESAHO - Todos os direitos reservados 2006 - Criação e Desenvolvimento
“Todas as matérias publicadas neste site com o nome dos autores são de total responsabilidade
dos mesmos não representando, necessariamente, a opinião da Equipe do CESAHO.”