165) Samuel Hahnemann, o fundador da Homeopatia, nasceu em 10 de abril de 1755

.
.
Apesar de no Livro de Registros da paróquia de Meissen, na Alemanha, constar que Cristiano Frederico Samuel Hahnemann, nasceu em 11 de Abril de 1755, ele sempre comemorava seu aniversário, anualmente, no dia 10 de abril.

Em carta escrita a um amigo, em 30 de agosto de 1791 (2), ele disse: “Nasci no dia 10 de Abril de 1755, no Distrito Eleitoral da Saxônia, uma das regiões mais belas da Alemanha. Isto pode ter contribuído em grande medida para minha veneração pelas belezas da Natureza, conforme ia crescendo para a humanidade...”

Samuel, como era chamado quando jovem, era o terceiro filho do casal Cristiano Federico Godofredo Hahnemann e Juana Cristiana Hahnemann. (Em“Diversos nº 21).

Nenhum registro específico sobre a infância de Hahnemann é encontrado na literatura. Supõe-se que ele era feliz rodeado dos cuidados de seus pais, em uma grande casa cheia de luz, ar, conforto e alegria.

O pai Godofredo é considerado seu primeiro professor, de quem herdou as palavras que ele dizia com orgulho: “ Agir e Ser, sem aparecer”

Matriculado na Escola Pública de Meissen, em curto espaço de tempo, devido sua capacidade de racionio e dedicação ao estudo, tornou-se querido de todos os professores, principalmente, do Professor-Diretor Müller, que em uma ocasião, discutindo com ele e seus colegas, uma tradução latina sobre o liberalismo no ensino e na instrução, disse: “ Embora criança, sois mestre, e mestre ficareis. A partir deste momento, tendes licença para freqüentar a classe que quizerdes”.

Aos 12 anos de idade era aluno adiantado no curso de humanidades e estudioso de diferentes idiomas, dentre outros, latim e grego.

Aos 14 anos de idade, lecionava grego para seus colegas de turma, em substituição ao professor ausente.

Ainda jovem dominou, além do Alemão, as seguintes línguas: Grego, Latim, Inglês, Hebraico, Italiano, Sírio, Árabe, Francês, Caldeu e Espanhol.

Devido as dificuldades financeiras de sua família, muitas vezes teve de interromper os estudos para trabalhar com o objetivo de aumentar o faturamento familiar.

Mas, mesmo não frenquentando a escola, mantinha o hábito de ler diferentes livros em longos períodos da noite, trocando o tempo de descanso pelo tempo de leitura.

Aos 16 anos, Samuel Hahnemann se transferiu, com recomendação do Prof Muller, para Escola Principesca Santa Afra. Os alunos desta Escola eram de famílias nobres, mas Hahnemann, por sua inteligência e pelos conhecimentos que já havia acumulado era bem aceito por seus professores e colegas.

No final do curso, 4 anos após, já tendo escolhido a medicina como profissão e sendo eleito orador da turma, por seus colegas, proferiu, em latim, o discurso sobre “A Maravilhosa Concepção da Mão Humana” (Em “Diversos” nº 8).

Samuel Hahanemann defendeu sua tese de doutorado em Medicina, em Erlagen. No ano de 1779, aos 24 anos.

Pode-se dizer que Samuel Hahnemann, como médico, viveu dois períodos: o primeiro como “médico alopata” e que durou 8 anos (1779 a 1787).
O segundo período foi como “médico homeopata”, de 1796 a 1843 (47 anos), quando faleceu (“Diversos” nº 09).

Os termos alopatia e homeopatia foram empregados, pela primeira vez, por ele.

No período intermediário de 1787 a 1796 (11 anos), Samuel Hahnemann vivia como tradutor de livros.

Em 1796, publicou o trabalho que inicia, oficialmente, a Homeopatia: “Ensaio sobre um novo princípio para descobrir as virtudes curativas das substâncias medicinais, seguido de alguns comentários sobre os princípios admitidos até nossos dias”.

No último qüinqüênio deste período, além das traduções, ele se dedicava a experimentação dos efeitos dos medicamentos homeopáticos em si, em membros de sua família e em amigos voluntários.

Antes de adotar definitiva e exclusivamente, a técnica terapêutica que fundou, a homeopática, Samuel Hahnemann testou em inúmeros pacientes, a técnica alopática e a homeopática, concluindo que a “cura rápida, suave e duradoura” era obtida, apenas, pela técnica homeopática.

*******************************************

Síntese de Antonio de Oliveira Lobão - CESAHO, a partir de

1) “ Iniciacao Homeopática” del Dr. José Emygdio Rodrigues Galhardo
Versión castellana del Dr. Eliud García Treviño Presentada por el
Dr. Alejandro C. Flores García
alejandro@homeopatiaflores.com
www.homeopatiaflores.com

2) “Samuel Hahnemann – Sua Vida e Obra de Richard Haehl, tradução de Tarcizio de Freitas Bazilio, Editora Gráfica Arins Ltda, 2000, 556p.

******************************************

Photos courtesy of Dr Denis Casey.

http://www.homeoint.org/photo/hahnema17.htm#176.


Veja mais em: http://www.homeoint.org/books3/hahnemann2/index.htm

 
CESAHO - Todos os direitos reservados 2006 - Criação e Desenvolvimento
“Todas as matérias publicadas neste site com o nome dos autores são de total responsabilidade
dos mesmos não representando, necessariamente, a opinião da Equipe do CESAHO.”