150) Filme: “O nome do cuidado”

SINOPSE

Dois atores, (Walderez de Barros e Oswaldo Mendes) narram dentro de um teatro um texto médico-filosófico como se estivessem atuando: um homem que embarcou na estação Saúde apresenta um súbito mal estar dentro do metrô.

Desce na Avenida Paulista e liga para seu médico, que o atende em uma inusitada consulta no meio da rua.

O paciente se queixa de uma dor intensa que parece não estar em lugar nenhum. Em uma entrevista médica incomum nasce um diálogo que os conduz.

O FILME

“O Nome do Cuidado” é um média-metragem, filmado em HD-DIGITAL que transita entre o documentário e a ficção.
Embora apresente uma narrativa radical, também se presta a uma comunicação direta com os espectadores de forma simples e emocionante.

Pretende-se publicar o DVD acompanhado de um livro que contenha o diálogo, as entrevistas e um ensaio.
O produto deve ser divulgado em programas de televisão além de resenhas em revistas de saúde, publicações médicas e culturais, levando a discussão para uma expressiva quantidade de pessoas.

Para que todas estas ações tenham êxito precisamos de apoio.
Pretendemos exibir o filme em universidades, festivais, centros culturais, empresas ou em qualquer lugar que ofereça as condições técnicas necessárias.

O público alvo do filme pode ser bem abrangente, já que o tema proposto é de interesse universal: a saúde e o cuidado. Portanto, um possível patrocinador poderá levar sua marca a uma grande quantidade de pessoas, em diversas classes sociais.

O Nome do Cuidado propõe uma questão imprescindível em nossos dias: a qualidade da consulta médica.

Em uma sociedade marcada pela pobreza do diálogo toda metáfora sobre a escuta vem em boa hora.
A relação médico-paciente tem sido considerada uma das questões centrais para o êxito das políticas públicas de saúde como reconhecem médicos e pesquisadores.

A cura, atenção, solidariedade, a ética e o papel das medicinas integrativas são preocupações que só podem ser compreendidas através da conversação.

O filme expõe em 40 minutos, com objetividade e clareza, um diálogo que representa, a partir de um sintoma que surge no sujeito, a dor de um mal estar indefinido e crônico que é, ao mesmo tempo, coletivo e pessoal.

No entanto, O Nome do Cuidado mostra que ainda é possível um tratamento baseado em um tempo mais generoso para cada consulta, na escuta e no respeito pelas singularidades de cada um.


O Trailler do filme poderá ser visto no You Tube

*******************************************

DOS AUTORES

Leo Lama, 44 é dramaturgo, autor e diretor. Está atualmente trabalhando em duas peças e coordenando a reestréia de “Dores de Amores” que está sendo transformada em filme com estréia prevista para outubro de 2009. (Globofilmes)

Paulo Rosenbaum 50, é médico, pesquisador da FMUSP e escritor.
Autor de nove livros ligado aos temas de saúde e medicinas integrativas sendo um dos mais recentes (Homeopatia, Medicina sob Medida, Publifolha).

Atualmente têm um romance e um livro de poesias (Ateliê Editorial) no prelo.

Endereço eletrônico rosenbau@usp.br

Inserido neste site em 12/06/2009.


Veja mais em: http://www.youtube.com/watch?v=3vUXVhOudCc

 
CESAHO - Todos os direitos reservados 2006 - Criação e Desenvolvimento
“Todas as matérias publicadas neste site com o nome dos autores são de total responsabilidade
dos mesmos não representando, necessariamente, a opinião da Equipe do CESAHO.”