56) A LIGA HOMEOPÁTICA DO RIO GRANDE DO SUL e seu trabalho social.

Corria a década de 1940. A homeopatia brasileira ressentia-se de repetidas derrotas no plano acadêmico. Conseqüentemente, pouquíssimos médicos se declaravam homeopatas. O dr. David Castro, nascido no Recife em 1915, era um dos poucos. Formado em medicina na Bahia e em homeopatia no Rio de Janeiro, veio instalar-se no RS por recomendação do professor dr. José Emgydio Galhardo, seu professor.

Resolvendo organizar uma entidade que congregasse os adeptos da homeopatia, por iniciativa do dr. David Castro, foi fundada a Liga Homeopática do Rio Grande do Sul (LHRS) em 17/04/1941. Confeccionados e registrados seus estatutos, inicia-se um sistemático trabalho de divulgação da homeopatia. Seu diretor de propaganda, dr. David Castro apresenta programas radiofônicos na Rádio Farroupilha, bem como colabora regularmente com crônicas homeopáticas nos diários locais, patrocinado pela farmácia homeopática de Luiz G. Klein & Cia.

A partir da doação de um terreno pela firma Irmãos Bernardi, inicia-se a construção do primeiro dispensário homeopático no Passo da Areia. Foram três os dispensários fundados em Porto Alegre : nº 1 em 1942, nº 2 em 1944 e nº 3 em 1952. Todos foram considerados de utilidade pública, tanto a nível Federal, quanto Estadual e Municipal.

Em 1943, foi inaugurado o primeiro monumento a Homeopatia em praça pública na América do Sul: a herma de Hahnemann do Parque Farroupilha, comemorando o centenário da morte do fundador da Homeopatia.

Em 1944, também por iniciativa da Liga, foi instalado em Porto Alegre o primeiro Congresso Sul-americano de homeopatia, presidido pelo dr. David Castro. O congresso teve a presença de médicos argentinos, uruguaios e do centro do País, com apoio do governo do Estado.

Em 1952, realizou-se o 4º Congresso Brasileiro de Homeopatia, também sob a presidência do dr. David Castro. Este congresso, oficializado pelo Governo do Estado, teve lançamento de selo para comemorar o centésimo aniversario do dr. Licínio Cardoso. Na ocasião inaugura-se o terceiro dispensário da “Liga” no bairro Menino Deus, e outra herma no Parque Farroupilha, em memória ao dr. Licínio Cardoso, gaúcho de Lavras do Sul, fundador do Hospital e da Faculdade Hahnemanniana no Rio de Janeiro.

Registro histórico de todo este trabalho, “O Boletim de Homeopatia”, órgão oficial da “Liga”, foi publicado regularmente de 1941 a 1963, totalizando 186 números.

Em 1959 a Liga Homeopática do Rio Grande do Sul apresenta moção, aprovada por unanimidade no 7º Congresso Brasileiro de Homeopatia, criando o Dia da Homeopatia no Brasil em 21 de novembro, data da chegada de Benoit Mure ao Brasil.

No decorrer de 1961 realiza-se em Porto Alegre o 2º Simpósio Latino-americano de Homeopatia, organizado pela Liga Homeopática e sob a presidência de Thomas Paschero.

Na década de 70, recomeçam o atendimento médico dos dispensários homeopáticos pelo dr. Arno Caye. Durante muito tempo esta magnífica obra social ressentiu-se da falta de médicos homeopatas que se dispusessem ao trabalho voluntário. O próprio dr. David Castro tentou com diversas estratégias suprir essa carência. Isto só foi possível quando a Liga Homeopática passou a servir como sede para a prática de cursos regulares de homeopatia que se estabeleceram a partir da regulamentação da homeopatia como especialidade médica, a partir dos anos 80.

A Liga Homeopática do Rio Grande do Sul elegeu sua nova diretoria para o biênio 2007/08 em 06/12/2006. Esta diretoria está basicamente constituída por médicos homeopatas que atuam em Porto Alegre, a seguir relacionados:

Presidente – Ben-Hur Dalla Porta
Vice-presidente – Universina Ramos
Secretário – Karel Drebes
Tesoureiro – Carmen Britto
Diretor Científico – Luis Brandão
Diretor Médico – Luciano Todeschini
Diretor de Farmácia – Lívia Kümmel
Diretor Veterinário – Laura Tubino

A primeira meta da nova gestão da Liga é “arrumar a casa”, permitindo sanear financeiramente esta histórica instituição da homeopatia. A busca da auto-sustentação dá-se pela contribuição às consultas homeopáticas (com valores acessíveis e abertas a toda a comunidade) médicas e veterinárias. Outras fontes de renda são as mensalidades dos sócios e doações (dedutíveis do imposto de renda). Reestruturou-se a equipe de médicos e veterinários homeopatas, que trabalham voluntariamente, aglutinando um corpo clínico qualificado e experiente.

Outros objetivos da atual gestão são a divulgação dos benefícios do tratamento homeopático, realização de eventos informativos sobre a especialidade e de intercâmbio profissional, conexão com outras entidades assistenciais do bairro e da cidade, além da inserção de um site institucional. Em resumo, abrir as portas da instituição para parcerias em prol da melhoria da qualidade de vida da população porto-alegrense.

Seguindo sua vocação histórica, esta diretoria pretende também dar os primeiros passos para a criação do Museu de Homeopatia do Rio Grande do Sul. Além de sua própria história, a LHRS possui em sua sede um rico acervo documental sobre a história da homeopatia no Rio Grande do Sul.

Atualmente, a LHRS presta atendimento médico e veterinário homeopático à população a valores acessíveis, através do trabalho voluntário de profissionais homeopatas. Atende gratuitamente pacientes vinculados à Pastoral da Criança e do Idoso e Asilo Padre Cacique, mantendo seu caráter de instituição científico-humanitária sem fins lucrativos e de utilidade pública.

Endereço: Av. Getulio Vargas, 169 - Menino Deus - Porto Alegre
Fone: (51) 3228 0915
E-mail: ligahomeopatica@brturbo.com.br

*******************************

Escrito por Ben-Hur Dalla Porta - Médico homeopata e Presidente da LHRGS

Foto dos membros da Diretoria. Da esquerda para a direita: Karel Drebes, Carmen Britto, Érico Dorneles, Laura Tubino, Ben-Hur Dalla Porta e Universina Ramos.

inserido em 19/05/2007.

 
CESAHO - Todos os direitos reservados 2006 - Criação e Desenvolvimento
“Todas as matérias publicadas neste site com o nome dos autores são de total responsabilidade
dos mesmos não representando, necessariamente, a opinião da Equipe do CESAHO.”