www.cesaho.com.br
181) AULA INAUGURAL DO CURSO DE HOMEOPATIA NO ACRE

.

Foto de Camila Simão


Da esquerda para a direita:
Gilberto Ribeiro Vieira - Coordenador do curso;
Maria Natividade Gomes Santana - atual Sub-Secretária de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Saúde – DF;
Rusleyd Abreu - Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFAC;
Tião Viana - Governador do Acre;
Raimundo Angelim - Prefeito de Rio Branco e
Osvaldo Leal - Secretário Municipal de Saúde de Rio Branco.


Realizada no dia 11/03/2011, no

Auditório do Hospital das Clínicas (FUNDHACRE) – Rio Branco – Acre




CARTA ABERTA AO MINISTRO DA SAÚDE
ACERCA DO CURSO DE HOMEOPATIA NO ACRE

Rio Branco, 11 de março de 2011.

Exmo. Senhor Ministro Alexandre Padilha,

Comunico-lhe que foi realizada hoje pelo Governador Tião Viana, aqui em Rio Branco-Acre, a aula inaugural do curso de homeopatia – primeiro do gênero patrocinado pelo Ministério da Saúde – MS.

Trata-se do desfecho de um longo processo, iniciado há quatro anos, quando ocorreu a aprovação do projeto em assembléia do Centro de Ciências da Saúde e Desporto da Universidade Federal do Acre, à época sob a chefia do Professor Pascoal Muniz, grande incentivador do curso. Alguns meses depois houve o cadastramento junto ao Ministério, através da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco – SEMSA – em dezembro de 2007. Entretanto, minha trajetória pessoal na homeopatia acreana começou alguns anos antes, quando o Secretário de Estado de Saúde, Dr. Cassiano Marques incluiu uma vaga dessa especialidade no concurso para contratação de médicos.

Após entendimentos pessoais e telefônicos, os diferentes setores do Ministério envolvidos na proposta aprovaram-na e os recursos foram transferidos para a SEMSA em abril de 2008. Desde então, sucessivas dificuldades foram resolvidas e o projeto conquistou co-patrocinadores importantes em sua trajetória, destacando-se a Secretaria de Estado de Saúde do Acre, com o Dr. Amsterdam Sandres, e o Conselho Regional de Medicina-Acre, através da Dra. Dilza Ambrós e de seus funcionários, a exemplo do Srs. Clécio Dantas e Janderson Ribeiro.

Por se tratar de um curso original em todas as instituições participantes, a SEMSA optou por consultar a Procuradoria Jurídica Municipal em diversas circunstâncias, o que levou este coordenador a ter contato frequente com a equipe de planejamento desta Secretaria Municipal, destacando-se o Sr. José Claudemir Alencar do Nascimento, Srta. Mayra Justa, Srta. Elinaiara Freitas, Srta. Anajara Rodrigues Ferreira e Sra. Girlen Nunes, encontrando sempre boa-vontade por parte de todos. Se a administração atual, liderada pelo Secretário Dr. Osvaldo Leal e Sub-Secretária Adriana Evangelista, abraçou o projeto com determinação, seria injusto não mencionar as anteriores, desde o Dr. Eduardo Farias e Jesuíta Arruda, passando pelo Dr. Pascal Kalil e Rosana Holanda, que igualmente contribuíram para contornar vários obstáculos. Recentemente, as ações relacionadas ao curso concentraram-se em Eufrásia Cadorin e Douglas Angel, em conjunto com todos os servidores do Centro de Saúde Rosangela Pimentel – gerenciado por Maria do Socorro S.A. Brito e Dorival Brito Filho – local onde acontecerão as atividades práticas a partir da segunda semana de aulas.

Para que a parceria entre a SEMSA e a UFAC se concretizasse, a Pró-Reitoria de Planejamento, bem como a de Pós-Graduação e Pesquisa – representadas pelo Sr. Auton Peres de Farias Filho, Adailton de Souza Galvão, Luciana Marino e Rusleyd Abreu – trabalharam ativamente na elaboração de procedimentos que culminaram na assinatura de um Instrumento Normativo, mediante o qual a Secretaria repassará parte dos recursos à Universidade, conforme a execução do curso. No Centro de Ciências da Saúde e do Desporto da UFAC, compete-me ainda agradecer a Raimunda Araruna, Francisco Naildo Cardoso Leitão pelo suporte, e Dra. Rita Uchoa – da Coordenação do curso de medicina – pelo acolhimento.

Há que se ressaltar ainda a participação efetiva das gerentes Rossana Patrícia S.B. de Oliveira e Márcia Aurélia Pinto, disponibilizando as instalações da UPA/Centro de Formação Tucumã, para as atividades práticas do curso, o que denota o respaldo da Secretaria de Estado de Saúde para a viabilização do objetivo.

A liberação dos médicos da rede pública de saúde para frequentar as atividades do curso de homeopatia, num Estado carente desses profissionais como o Acre, constitui uma extraordinária manifestação de apoio – além de co-patrocínio indireto – e atesta o compromisso do Prefeito de Rio Branco Raimundo Angelim e do Governador Tião Viana para com o projeto.

Considerando que todas as instituições envolvidas, sejam federais, estaduais ou municipais, carecem de médicos com formação e experiência em homeopatia, somente alcançou-se êxito nessa iniciativa em função da receptividade, interesse e adesão por parte de seus funcionários nos mais diferentes níveis. Cabe realçar, porém, que o projeto recebeu o apoio do Dr. José Gomes Temporão, então Ministro da Saúde, do Dr. Antônio Alves de Sousa, Secretário de Gestão Estratégica e Participativa e do Dr. Francisco Campos, do Secretário de Gestão do Trabalho de Educação em Saúde, que financiou o projeto. A análise foi elaborada pela equipe técnica da Secretaria de Atenção à Saúde, por intermédio da Carmem De Simone, da Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, bem como teve que se adequar às orientações da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, representada por Núbia Brelaz Nunes.

A ex-chefe de gabinete da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa deste Ministério, Dra. Maria Natividade Gomes da Silva Teixeira Santana, desempenhou em muitas ocasiões o papel de fomentadora do projeto perante as demais autoridades do MS e do Acre, solicitando providências quanto ao andamento do mesmo. Acresça-se a colaboração da Sra. Isabel dos Reis Silva Oliveira, Sr. Jomilton Costa e Sr. Jurandir Cordeiro, da mesma Secretaria.

É também gratificante reconhecer o espírito de pioneirismo do povo acreano. Ainda que exista acentuada desinformação a respeito da homeopatia, muitos servidores locais entusiasmaram-se com a proposta devido à oportunidade de fazer com que o Acre ocupe posição de vanguarda neste setor, em comparação com o restante do país. O fato de que o curso prevê a vinda de professores homeopatas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, bem como a inclusão de vários docentes bem conceituados do próprio quadro da UFAC serviram de estímulo adicional.

Segundo palavras do Governador Tião Viana, a homeopatia tem a mágica de ouvir o paciente e dar atenção aos pequenos detalhes , além de ter enfatizado a resolutividade dessa terapêutica em sua aula inaugural. Num tempo em que as pessoas clamam por uma abordagem humanizada nos serviços de saúde, a homeopatia oferece vantagens singulares, ajustando-se de forma perfeita a tal demanda e favorecendo a obtenção de bons resultados terapêuticos, evidentes em todas as sondagens de opinião quanto ao nível de satisfação da camada populacional atendida.

Senhor Ministro, o projeto do curso de especialização em homeopatia no Acre tem sido acompanhado com enorme carinho pela Associação Médica Homeopática Brasileira e seu Conselho de Entidades Formadoras – CEF. Apesar do inegável sucesso do empreendimento, a experiência demonstra que é necessário buscar formas mais ágeis e diretas de promover a realização de cursos dessa natureza no âmbito do SUS.

Nem todos os Estados contarão com semelhante teia de apoio espontâneo como aconteceu aqui no Acre, nem com a participação decisiva de alguém do Ministério, como o fez a Dra. Maria Natividade Santana ou tampouco com a grandeza democrática do Governador Tião Viana. Portanto, aproveito para solicitar ao Senhor Ministro que receba a presidência da Associação Médica Homeopática Brasileira a fim de que esta possa lhe apresentar o seu projeto de parceria com este Ministério no sentido de incrementar a inserção da homeopatia no Sistema Único de Saúde.

Transcendendo os horizontes da saúde pública, importa dizer que a divulgação do curso obteve apoio da Unimed Rio Branco, do Sindicato dos Médicos e de empresárias, tais como Sirlei Judar e Êrika Rosas.

Em todos os aspectos, valeu-me a assessoria, o incentivo e a experiência no trato das coisas públicas de minha esposa, Valma Veloso.

Agradeço-lhe antecipadamente pela atenção.
Cordialmente,

Gilberto Ribeiro Vieira
Coordenador do Curso de Especialização em Homeopatia
Centro de Ciências da Saúde e Desporto – UFAC
(68) 9975 2371

gilbertorv@uol.com.br


Citações:

1. Disponível nos sites: www.cesaho.com.br e www.amhb.org.br

2. http://www.agencia.ac.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=15061&Itemid=26

*****************************************************************************

Inserido no site em 15/03/2011

Um Álbum de fotos da Aula inaugural encontra-se em


Veja mais em: http://www.cesaho.com.br/publicacoes/arquivos/artigo_59_cesaho.pdf